domingo, junho 10, 2007

Eu amo a KLM.

A KLM eh uma empresa holandesa. Infelizmente, os moradores de Stavanger tem que usar o servicos dessa empresa, jah que eles possuem um voo direto Stavanger para Amsterdam e de lah podemos ir p qq lugar do mundo. Depois que pousamos em Houston a KLM fez a gente esperar mais de duas horas p jogar a gente em um hotelzinho meia boca, aonde nao se tinha nada p comer e nem um bar p poder beber uma cerveja. Ainda bem que tinha um chines que entrega ate as 1:00 da manha. Espero que hj de certo meu retorno p Stavanger e que o voo nao tenha nenhum problema com overbooking. Pelo menos agora eh Continental...

Daniel

Turbina 4 falhou.

Galera
No momento estou escrevendo esse post do aviao que tinha como destino Amsterdam. O aviao acabou de perder uma das turbinas e estamos voltando para Houston. Eh um 747 da Boeing, que possui quatro turbinas. A turbina que falhou foi a 4 e dava p piloto ir ate amsterdam, mas se outra falhar o resultado nao pode ser bom eles decidiram voltar p Hosuton. Ninguem notou nada nao, soh quando o piloto comecou a fazer a volta. Agora vamos voltar e ver o que vai acontecer, se teremos outro aviao para irmos ainda hj ou se teremos que dormir em Houston. Enfim, estamos jogando 19 toneladas combustivel fora para poder pousar. Pra quem entende um pouco de aviao eh ate interessante. Na ponta da asa, perto do winglet, o combustivel comeca a vazar como se fosse uma fumaca branca. Geralmente isso eh necessario porque quando um aviao decola ele esta cheio de combustivel, e com o peso acima do peso de pouso.

bom depois mando mais noticias,

Abracos e beijos

Daniel

domingo, maio 20, 2007

Viagem - Viena e Budapeste

Bom pessoal,

Aqui a vida tah corrida. Corrida mesmo. Mas ganhei um tempinho aqui na sonda para poder escrever esse post. Depois dos 10 dias de ferias, voltei p Stavanger a duas semanas. Embarquei, passei 4 dias em uma das maiores plataformas do mundo (capacidade para 500 pessoas), voltei e fiquei 3 dias com minha linda em Stavanger e depois embarquei de novo, da onde os escrevo.

Viena e Budapeste sao duas cidades muito interessantes e bonitas. Viena eh mais Europa mesmo, com tudo limpinho, metro que leva p todos os lugares, castelos e mansoes gigantes (da epoca do Imperio dos Hasburg - Austro-hungaro), varios parques e um pouco caro. Nao chega a ser caro como a Noruega, mas com certeza muito mais caro que o Brasil. Bem que eles podiam ter oleo por lah e a Schlumberger uma base em Viena. Nao seria dificil se costumar com uma vida lah com cafes, bolos, sobremesas. Que maravilha!!! O unico problema seria ter que ir p Opera aos domingos hahahaha, horrivel a que a gente foi. Ficamos em pe e nao entendiamos nada apesar de ter legenda tanto em alemao como ingles. Se fosse uma orquestra tocando musica classica conhecida como Mozart e Strauss, nao seria nada mal.

Depois de 5 dias em Viena, fomos a Budapest de barco pelo rio Danubio. O famoso rio azul, nao tava tao azul nao (epoca do ano), mas a paisagem foi bem bonita. Vimos Bratislava (capital da Eslovaquia)e varios castelos pelo caminho. Soh achava que havia um trasnporte maior de barcos. Pelo que me lembro das aulas de Geografia do CMF, o Danubio nasce na floresta Negra na Alemanha e desagua no Mar negro na Romenia sendo o maior rio em extensao da Europa (agora nao sei se tem um na russia que eh maior). De qualquer forma soh vimos barco levando pedras, areia, p reformar as margens e dois barcos transportando carros.

Budapest eh mais baguncada que Viena, mas nao chega a ser suja nao (soh nos metros), mas nao perde o seu charme por causa disso. Lindissima a visao das duas "cidades" (Buda e Peste) e o rio Danubio cortando no meio. Muito show mesmo. Tudo lah eh em celebracao ao rei Stephen, o primeiro rei do imperio Hungaro em 896 DC. E tambem tem varias coisas em comemoracao do milenio em 1896 do primeiro reinado. Soh sei que qd vai na catedral da p ver ate a mao direita do rei, que por um "milagre" nao se decompos como o resto. Da p ver a coroa do rei no parlamento tb. Os vinhos e a comida sao otimos. Soh o detalhe que a carne cozida da minha mae dah de 1000 a zero no tao famoso Goulash hungaro (que paguei 10 euros nele). Mae, com certeza eh um dos pratos lah de casa qd eu chegar, carne cozida com um piraozinho e feijao com bastante queijo.

Mas qd se compara com Viena, peca em alguns detalhes, eh mais suja, um pouco escura e vc se sente meio meio estrnaho em algumas localidades. o pessoal fuma em todo lugar (em Viena tb) e as vezes incomoda de verdade, tipo na sala de espera do cinema. Tem cachorro por tudo que eh canto (e seus vestigios tb).





Mais fotos:
---------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, maio 18, 2007

Ontem eu sonhei que tava em Moscou...




Isso foi em um castelo em Budapeste. Quando a Hungria fazia parte do bloco sovietico, muita artilharia russa foi levada p lah. O castelo de Citatella nunca viu uma batalha, mas os canhoes ainda estam por lah.

Casamento do Joschi e Bippi

Fala galera,

De vagarzinho e quando o tempo deixar eu comeco a colocar as fotos da viagem a Viena e Budapeste. A viagem foi otima, o cliam estava excelente, solzao. Tata chegou tres dias antes de mim. Pra mim a viagem p comecou com o casamento do Joschi. Foi bem simples, pouca gente (60 no max) mas o lugar era bem legal, tanto da cerimonia, como da recepcao. O Sebastien, engenheiro frances que trabalha comigo, acabou indo tb, mas ficou somente o final de semana.

Depois, o casal austriaco foram em lua de mel para Samoa e Ilhas Fiji. Pense num povo chique.... O casal brasileiro foi entao ter conhecer duas cidades adoraveis, conhecidas como cidades imperiais, por causa do do Imperio Austro-Hungaro, governado pelos Habsburgs.

Jah jah coloco mais fotos. Tou tentando descobrir um jeito de ficar mais facil de visualizar, tipo passando como slide.

Ate mais,
Daniel

quarta-feira, maio 02, 2007

Noticias das viagens

Ei vcs,

rapidinho que a internet aqui eh controlada e soh entrei p mandar email p schlumberger contando os meus dias embarcados do mes p receber o bonus, se nao eles nao me pagam hehehehehehhehe.

O casamento foi otimo. O unico problema eh que eles nao tiveram tempo p dar um apoio p gente e mostrar os lugares que realmente os austriacos vao. Entao somente conhecemos o Pirata e o Chico do caranguejo de Viena, podendo ter conhecido a Orbita e a Vira Verao. Mas enfim, Viena eh lindissima, muito mesmo, lugar p todos conhecerem. Fantastica a cidade, cheia de cafes e castelos por toda parte. 4 dias ainda foi pouco p conhecer tudo, mas precisariamos de um mes p conhecer tudo. Acho que Top 3 da minha lista.

Chegamos hj em Budapeste, bem mais antiga que Viena, mas bem legal mesmo. Eh a primeira vez que tanto eu qt a Tata estamos em um pais que nao temos nem ideia da lingua. Tudo eh muito complicado. Ainda bem que o ingles tah salvando a gente, pq o hungaro nao tem nada a ver com portugues (ou qq lingua latina), ingles ou alemao, nem mesmo com russo. Eh um negocio totalmente diferente, cheio de acentos e estrutura diferente.

Vamos explorar a cidade amanha e depois posto as fotos aqui.

Abracos e beijos,

Daniel

PS: Esse post comecou como um email para a minha mae, resolvi incluir minha irma. Ai jah que eh familia resolvi incluir a sogra e a cunhada. JAh que eh p todo mundo mesmo eh melhor colocar no blog que todo mundo le hehehehehehehe

domingo, abril 08, 2007

Proximas viagens.

Pessoal, sao muitas viagens agora que ate eu mesmo estou perdido. Soh p dar noticias:

- Agora tou embarcado no Mar Noruegues. Plataforma: Transocean Searcher. Pois eh, passar a pascoa trabalhando, mas esta sendo interessante porque eles estao decidindo como vao pescar nossas ferramentas. Soh p explicar rapidinho, uma feramenta (deles) partiu no meio enquanto estavamos perfurando e quando tiramos do poco, tres ferramentas (nossas) ficaram lah embaixo. Prejuiiiiiizo!!! Total do valor das ferramentas? 1.875 milhoes de dolares. O pior eh que ainda tem uma fonte radioativa em uma das ferramentas. Pense num peixe caro e dificil de retirar. Devo desembarcar terca agora depois da pascoa, se a neve e o gelo deixarem.

- Semana que vem, dia 15/04 estamos indo p UK. Vou fazer um curso p aprender a rodar uma nova ferramenta. Curso de uma semana em Nottingham . Tata vai encontrar com uma amiga em Londres e aproveitar e extender o visto.

- Depois do curso, passamos uma semana em Stavanger e vamos p Vienna no dia 27/04. Vai ser casamento do Johannes e da Bippi. O Johannes eh o engenheiro austriaco que mora comigo. Vamos passar 5 dias em Vienna e depois pegar um barco no Danubio e ir a Budapest pelo rio Azul. Passaremos mais 4 dias em Budapest e voltamos p Stavanger. Esperem fotos.

- Junho tenho outro curso nos EUA. Apenas uma semana. Provavelmente encontrarei com o Ze Ricardo por lah jah que terei uma semana de folga depois do curso.

- Dia 19 de julho estarei partindo para Fortaleza. Dia 22 para Recife. Vou conhecer minha priminha Julia (filha do meu primo Ricardo). A prima de Tata, Wu, estara com as filhas em recife tb. E tera o casamento do Ze Ricardo (meu amigo) e da May (minha amiga), entao espero rever bastante gente no evento. Durante pretendemos ir a Porto de Galinhas. Espero que May chame a gente p ir fazer esqui em Aver-o-mar. Dia 30 volto p Fortaleza e fico ate o dia 11 de agosto.

Acho que por enquanto eh soh. A medida que as coisas forem acontecendo eu ou a Tata vamos postando e colocando algumas fotos. Agora a unica coisa que quero eh acabar logo esse trabalho e voltar p Stavanger p ficar com minha namorada.

Beijos e abracos,

Daniel

terça-feira, abril 03, 2007

Sunny Stavanger...



Isso mesmo... o sol finalmente decidiu dar o ar da graça aqui. Chegou a fazer 17C ! =) Claro que o vento não deixa de ser um frio, mas o sol faz a diferença. As pessoas saem mais, os barzinhos colocam as mesinhas do lado de fora e o povo fica lá feliz da vida aos 12C - 15C.


Ah!! E sabe quem mais resolveu dar o ar da graça em Stavanger?? =O


Daniel Nobre!! hehehe Pois eh, apareceu por aqui na terça e ontem pela manha já se foi.

Mas essa quase uma semana foi ótima! Passeamos, conversamos, visitamos Preikestolen, cozinhamos... enfim, aproveitamos muuuuuito.




Quem quer ver algumas fotitas da última semana?


Fomos passear numa praia que tem aqui perto de casa e na trilha nos deparamos com esse cachorrinho e seu .... graveto de estimação. kkkkkkkk
Eh claro que a gente nao podia ter deixado de tirar uma foto, neh? Nao sei como esse pobre nao tombou pra frente com esse tronco de arvore na boca. hehehe
A trilha pela praia foi otima, tinha gente fazendo churrasquinho na praia e tudo mais.
Na quinta e na sexta Daniel passou quase o dia todo no escritorio, entao nao deu pra fazer muita coisa. Mas em compensacao... no sabado!! Danzim resolveu me apresentar Preikestolen.
Ai, ai...
Bom, para os que nao me conhecem muito bem, eu nao sou uma pessoa muito atleta (para nao dizer que sou bem preguicosa). Entao, para vcs entenderem melhor a minha situacao... Preikestolen eh uma pedra de 608 metros de altura. Levamos 3 horas e meia para subir e descer essa tal pedra....um total de 7,6km.

Gente... vou contar pra vcs que nao foi facil. O pior eh que eu ate aguentei a maior parte da subida sem reclamar. Juro! Mas faltando 1/4 da subida eu quase desiti. Poxa, minhas pernas doiam e lah em cima tava um frio desgracado pq o sol simplesmente sumiu entre as nuvens!
Mas, entre mortos e feridos, eu me salvei! hehehe Conseguimos chegar ao topo em 2 horas.




Olha nós dois ai gentemmm! hehehe Na beira do precipicio e o Daniel querendo chegar mais na ponta, pode?! (ai q meda!)


Entao, foi la em cima que fui descobrir a razao daquele programa de indio. hehehe
A visao eh M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!
Vale mesmo a pena o esforco. (Preikestolen ja esta na lista de lugares a visitar com Tia Iramir e Tio Helis no proximo verao!! hihihihi =P)
Foi bom o resumo da semana?
Cenas dos proximos capitulos? Inglaterra...

domingo, março 18, 2007

Esportes no Inverno


Pois eh...... jah jah o inverno acaba, oficialmente no dia 20 de marco, e assim chegamos na primavera. A primavera aqui na Noruega eh igual ao inverno, muita chuva. Soh deve ser um pouquinho menos frio do que o inverno. Que alias nao eh tao frio como imaginava nao, temperaturas variando de -5 a 10 graus, mas por causa do vento e por que eh muito umido, a sensacao as vezes eh terrivel.

Bom, mas com o inverno veio tb os esportes de inverno. E os noruegueses sao viciados em esportes de inverno. Na TV soh passa isso, enche o saco as vezes, pq passa ao vivo a competicao e depois pelo menos umas duas reprises p ter certeza que todo mundo viu a Noruega sendo primeiro lugar. Claro que em todos os jornais passa tb.

Pra entrar no clima e para experimentar pela primeira vez, fomos a Sirdal, uma montanha prox aqui de Stavanger, no unico final de semana que tive livre depois que a Tata chegou. Antes disso tinhamos que ter as roupas adequadas p ir esquiar. Tata conseguiu as roupas com Bippi, noiva do Johannes que mora comigo. Eu tive que comprar, como nao queria gastar 400 dolares em uma calca, resolvi comprar uma calca p crianca que coube direitinho, soh tem que fazer uns ajustes, pq a qualidade nao era das melhores nao, mas foi apenas US$50,00 hehehehehe.

Pegamos o Skibussen cedinho da rodoviaria e passamos o dia em Alsheia. Pense em dois brasileiros perdidos. Nao tinhamos nocao de nada e p melhorar, nao havia instrutor na estacao. O jeito foi criar coragem e subir a montanha mesmo assim. Na verdade, minha companheira preferiu ficar tomando chocolate quente esperando p tirar umas fotos dos meus tombos.



Pra primeira vez, acho que fui bem. Claro que todos os meninos e meninas de dez anos desciam a montanha bem mais rapido do que eu, mas como uma amiga da Tata falou, o negocio eh aprender a cair, depois disso fica facil. E pela quantidade de neve que entrou na minha boca, acredito que essa parte da licao eu fiz e refiz direitinho. Final das contas jah tava descendo legal a montanha, o meu maior problema e medo era pegar o lift p subir a montanha, pois somente uma pessoa vc fica desequilibrado e qualquer deslize ou desatencao vc cai. Mais uma vez tive que aguentar a risadinha do pessoal subindo a montanha hehehehehehe.

Tata preferiu um esporte mais tranquilo, ice skating. Infelizmente nao pude ir pois estou embarcado agora, mas pelo que ela me falou se comportou como uma profissional, sem levar nenhum tombo. Parabens linda. Vou colocar uma foto dela andando de patins.

A Shclumberger nao estah deixando eu aproveitar muito minha namorada nao. Da ultima vez, passei apenas 60 horas em Stavanger e esse embarque agora provavelmente durara ate o final de mes, depois que o inverno acabar.

Espero encontrar neve nas montanhas quando voltar, assim poderei praticar um pouco mais como cair hehehehehhe. Se nao, sempre existira o inverno do ano que vem.

Abracos e beijos.